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Este é um blog que funcionará como um diário de leitura da disciplina de Linguística Textual, nele serão postados resumos, fichamentos e comentários relacionados aos conteúdos trabalhados da disciplina, e que se destinará aos alunos do curso de Letras Português da UERN e também aos demais que se interessarem pelos assuntos abordados.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TEXTUALIDADE

No dia 02 de agosto Segunda-feira, foi apresentado o último seminário a disciplina Linguística Textual II, o grupo abordou em seu trabalho a textualidade. O que seria a textualidade? A partir dos conhecimentos adquiridos no decorrer da aula podemos afirmar que a textualidade é justamente o conjunto de características que por sua vez fazem com um texto seja realmente considerado um texto e não apenas um aglomerado de palavras que não constituem um sentido.

Aprendemos também que ocorreu uma ampliação dos paradigmas na Lingüística Textual, ou seja, no objeto de estudo da lingüística devido à chegada desse consenso de textualidade, e que a lingüística passou a ficar exposta a uma compreensão maior ao fenômeno comum da língua, ou seja, o texto. Discutiu-se também a dimensão da textualidade como funcionamento para o ensino de línguas, e analisou-se que:


O texto envolve relações de recursos de estratégias, de operações, de pressuposto que promovem a sua construção , sua seqüenciarão, que possibilitam seu desenvolvimento temático , relevância informativo-contextual sua coesão e sua coerência. De fato , um programa de ensino de linguas , comprometido com o desenvolvimento comunicativo dos alunos , só pode ter como eixo o texto.”

Outro ponto discutido foi à dimensão da textualidade desde a realização dos gêneros textuais, e aqui se destacou que a nossa comunicação se dar sempre através de textos e que esses textos tem funções distintas, que cada gênero textual possui sua estrutura própria, e que eles apresentam diferentes finalidades comunicativas e ainda que os gêneros textuais retomam ao pressuposto básico da textualidade .

E, por último, foi abordado à guisa de ilustrações: os termos de uma proposta, na qual a mesma vai propor que o programa de estudo de línguas deveria ser a partir dos gêneros,ou seja, um caminho por onde se possa estruturar o ensino de textos. No entanto, ele é algo incompleto, suscetível de ser alterado, conforme cada realidade, mais uma espécie de referência.

Um comentário:

  1. Isso aí. Sintético, mas dá para se depreender a proposta do texto estudado. Parabéns!!

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