Sejam bem vindos a este cantinho!

Fiquem a vontade seguidores e visitantes, este é um espaço aberto a todos que quiserem participar!


Este é um blog que funcionará como um diário de leitura da disciplina de Linguística Textual, nele serão postados resumos, fichamentos e comentários relacionados aos conteúdos trabalhados da disciplina, e que se destinará aos alunos do curso de Letras Português da UERN e também aos demais que se interessarem pelos assuntos abordados.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A HORA DA ESTRELA - Clarice Lispector


SÍNTESE

O livro "A hora da estrela" de Clarice Lispector narra a história de uma jovem nordestina de 19 anos que vem de Alagoas para o Rio de Janeiro que se chama Macabéa, ela perde seus pais aos dois anos de idade e passa a ser criada por uma tia muito religiosa, beata que gostava muito de lhe castigar mesmo sem ter feito nada.
Na narrativa a autora inventa um narrador, que é também personagem, que se apresenta como Rodrigo S.M. para contar a história da jovem Macabéa. Macabéa e a tia vieram morar no Rio de Janeiro, a tia vem a falecer, e ela passa a morar numa pensão, repartindo quarto com quatro balconistas das lojas americanas, tinha pouco estudo, mesmo assim fez um curso e trabalhava como datilografa numa empresa na qual seu chefe Raimundo não era nada satisfeito com o péssimo trabalho que a mesma realizava, com textos datilografados cheios de erros de ortografia e marcas de gordura, a pobre recebia menos que um salário mínimo.
A moça levava uma vida cheia de dificuldades, vivia numa imensa solidão e não se dava conta da vida medíocre que levara. Até que no dia 7 de maio, Macabéa, conheçe o seu namorado, Olímpico de jesus,paraibano que trabalhava como metalurgico. Na verdade, Olímpico não mostrava satisfação nenhuma em namorar Macabéa e quando conheçeu Glória, colega da Macabéa, interessasse por ela e rompe seu namoro com Macabéa.
Certo dia, Macabéa decide ir a cartomante sugerida por Glória, para isso, pegou dinheiro emprestado e avisou a seu chefe que ia faltar ao trabalho, com a desculpa que estava com dor de dente. A madame Carlota acertou tudo sobre a sua vida ruim e lhe disse que sua vida ia mudar completamente,que seu namorado iria voltar pra ela e propor casamento, que seu chefe não iria mais despedi-lá, que iria casar-se com um estrangeiro rico, chamado Han.
Macabéa saiu da casa da cartomante cheia de esperança que nunca tinha sentido antes, ela estava tão feliz que atravessou a rua distraída, foi nesse momente que a pobre moça foi atropelada por um Mercedes amarelo. A mesma, cai no chão, agoniza e diz sua última frase, em aparência enigmática: “Quanto ao futuro”. Várias pessoas observam a moribunda. Alguém pousa junto ao corpo e coloca uma vela acesa. Desta maneira, Macabéa alcança, com a própria morte, a sua hora de estrela.
É somente na hora de sua morte que a pobre jovem consegue ser exergada, vivia em uma cidade que era toda contra ela, a única saída para Macabéa foi justamente a morte, esse momento significou um encontro consigo mesma, em uma das últimas frases do livro podemos encontrar está frase: "A morte é um encontro consigo", a verdade é que a moça não conseguia enxergar a si mesma, ela não questiona a sua existência, não tinha sonhos e nem objetivos, a única fantasia que tinha era ser estrela de cinema, o único luxo era apenas ir ao cinema e a única paixão era com goiabada com queijo, o que lembrava a infância sofrida em que a tia a castigava, foi então só na hora da morte que Macabéa conseguiu ser estrela.

Referências:LISPECTOR, Clarice. Rio de Janeiro, Rocco: 1998
Filme: " A hora da estrela", Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=22yY7dyGTxE acesso em 03/08/2010



Um comentário:

  1. Apesar de sintetizarem bem o conteúdo da obra, poderiam ter se aprofundado mais na postagem, fazendo uma leitura crítica/apreciativa do texto.

    ResponderExcluir