Na aula de Lingüística Textual II realizada no dia 23 de julho foi apresentado o segundo seminário como atividade avaliativa da segunda unidade que trabalhou com gêneros textuais. A partir do que nos foi apresentado entende-se por gêneros textuais os tipos específicos de textos que se definem a partir das suas estruturas sociais em que se apresentam, a partir da função que exercem (narrativas, discursiva, argumentativas) e de sua forma, eles também podem ser de qualquer natureza, literários ou não.
Falou-se um pouco de competência e dentre elas a competência metagénerica citada por KOCH (2004), diz ele que essa é a competência que nos possibilita a produção e compreensão de gêneros textuais nas nossas práticas comunicativas, para compreendermos melhor o que se trata essa competência e o que são gêneros textuais foram nos apresentados alguns exemplos como esses abaixo:
1. Poesia : Aquecimento Global
Irmãos do planeta Terra
Preste muito atenção,
Pois o mundo está doente,
Com o grande aquecimento,
Provocado por poluição.
O problema é global
Mas vamos agir localmente,
Faça sua parte
Cuide de um riacho,
Plante sua semente.
Não faça queimadas
Preserve o meio ambiente,
Organizem - se em grupos
Faça outros conscientes,
Só assim iremos conter
Um desastroso aquecimento.
É a partir da nossa capacidade metagénerica que podemos identificar os gêneros textuais desses dois fragmentos ai apresentados, a poesia e a propaganda. É de grande importância também destacar que os gêneros textuais às vezes podem assumir a forma de outro gênero, contudo continuam pertencendo ao mesmo gênero e com a mesma função, isso costuma ocorrer principalmente em anúncios, e esse fenômeno é chamado de Hibridização ou Intertextualidade, um outro fenômeno também também citado foi a Intergenericidade que segundo KOCH (2006) consiste na possibilidade de gêneros se apresentarem de forma híbrida, isto é, assumindo a forma de outro gênero, este recurso é utilizado nos textos, na tentativa de torná-los mais diferenciados, dando um efeito especial ao texto.
Observou-se no decorrer da aula ainda que “os gêneros textuais são práticas sociocomunicativos constituídos de um determinado modo, com certa função, em dada situação de comunicação; o que nos permite reconhecê-los e produzi-los sempre que necessário”. E ainda que os gêneros textuais de acordo com BAKHTIN (1997) possuem em sua composição uma forma composicional, além do conteúdo e estilo.
Gostei da síntese, mas penso que a discussão poderia ser mais aprofundada. Observe que a referencia não está de acordo com as normas da ABNT. Atenção nisso!!!
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