Sejam bem vindos a este cantinho!

Fiquem a vontade seguidores e visitantes, este é um espaço aberto a todos que quiserem participar!


Este é um blog que funcionará como um diário de leitura da disciplina de Linguística Textual, nele serão postados resumos, fichamentos e comentários relacionados aos conteúdos trabalhados da disciplina, e que se destinará aos alunos do curso de Letras Português da UERN e também aos demais que se interessarem pelos assuntos abordados.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O QUE É MESMO A INFORMATIVIDADE DO TEXTO?

No dia 21 de julho foi apresentado a disciplina de Linguística Textual II o primeiro seminário como atividade avaliativa da segunda unidade, o grupo abordou em seu trabalho a informatividade no texto. E com base no que nos foi apresentado entendemos que a informatividade do texto é as informações que são levadas através dos textos escritos ou visuais. Observou-se que quanto mais imprevisível for um texto, maior será seu grau de informatividade e que ao contrário, ou seja, quanto mais previsível for o texto, menor será o grau de informatividade do texto. Podemos analisar os seguintes exemplos :

1.









2.







Nestes exemplos existe um alto grau de previsibilidade o que torna eles menos informativos, é importante destacar que existem casos em que um texto apresenta um grau mínimo de informatividade e se apresenta com possibilidades de maior sucesso comunicativo. Um outro exemplo apresentado foi este abaixo:

O Brasil (Descrição física e política)

O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande, porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climática absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira. Sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira [...] Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto que a pecuária especializa-se na criação de gado [...] Tão privilegiada é hoje, enfim a situação do país, que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo que já foi aproveitado como industrializavel e para o comércio tudo o que é vendável [...] É, enfim, o país do Futuro, sendo que este se aproxima a cada dia que passa.

(Millôr Fernandes)

Esse texto, por exemplo, possui um baixo nível de informatividade, por que os fragmentos nele citados já são do nosso conhecimento de mundo, por exemplo, já sabemos que a agricultura se destina ao cultivo de plantas, e que a pecuária lida com a criação de gado.

Aprendemos assim que o grau de informatividade de um texto vai ser medido de acordo com o conhecimemento de mundo das pessoas as quais ele vai ser anunciado, deste modo o grau de informatividade de um determinado texto para ser alto vai depender do conheceimento de mundo do leitor. Se a informatividade do texto for muito baixa, o leitor pode desinteressar-se por ele, pelo fato de não apresentar nada de novo ou importante. Portanto, para tornamos nossos textos mais informativos devemos ter um ótimo repertório de leitura.


Referências: ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (cap. 7)




6 comentários:

  1. Muito bom!! Gostei da ideia d trazer os exemplos da apresentação. Isso facilita a comprensão do leitor. Mais uma vez, sugiro atenção aos aspectos de correção linguistica e textual. Sejam mais atentas nisso. No mais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Meninas parabéns! Estou no primeiro semestre do curso de letras na UNEB e vocês me ajudaram na preparação do meu seminário. ObG!

    ResponderExcluir
  3. Tô no curso de engenharia e tenho q fazer apresentaçao dessa poha,ptm! Mas parabéns pelo conteúdo,ajudou bastante! :)(

    ResponderExcluir
  4. Quais as características de texto, textualidade leitura e sentido desse texto?

    ResponderExcluir
  5. Aprendi muito através dessa explicação , os exemplos me ajudou bastante

    ResponderExcluir