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Este é um blog que funcionará como um diário de leitura da disciplina de Linguística Textual, nele serão postados resumos, fichamentos e comentários relacionados aos conteúdos trabalhados da disciplina, e que se destinará aos alunos do curso de Letras Português da UERN e também aos demais que se interessarem pelos assuntos abordados.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TEXTO E INTERTEXTUALIDADE

O terceiro seminário foi apresentado em 28 de julho e contou com a nossa participação (Lícia e Lígia), o nosso trabalho teve como objetivo principal abordar o fenômeno da intertextualidade a partir dos estudos realizados por KOCH (1991, 1994, 1997a, 2004), seguindo esta linha temática começamos por apresentar a concepção de intertextualidade, que segundo Koch ocorre quando em um texto esta inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte de memória social de uma coletividade, o fenômeno da intertextualidade vai ser assim a retomada a outros textos. Para que entendamos melhor analisemos o fragmento a seguir:

E AGORA JOSÉ?

[...] Temo que por muitas cabeças passe a idéia de, nas próximas eleições, em 2006, anular o voto ou votar em branco. Seria um desastre. O voto é uma arma pacífica. Deve ser usado com acuidade e sabedoria.
Em todo esse proces
so é preciso destacar os políticos que primam pela ética, pela coerência de princípios e pela visão de um novo Brasil, sem alarmantes desigualdades sociais. Antonio Callado, em sua última entrevista, a esta Folha, disse que perdera "todas as batalhas” [...]

Aprendamos com Gandhi a fazer hoje, a partir de nossas práticas pessoais e sociais, o mundo novo que sonhamos legar às gerações futuras. Deixemos ressoar no coração as palavras de Mario Quintana: "Se as coisas são inatingíveis... ora!/ Não é motivo para não querê-las.../ Que tristes os caminhos, se não fora/ A mágica presença das estrelas!".

Fonte: CHRISTO, Carlos Alberto Libâneo, O Frei Betto, Folha de S. Paulo, 25 jul. 2005.

Esses recortes foram retirados de um texto publicado na folha de S. Paulo , e neles podemos observar justamente o que vem a ser a intertextualidade, o Frei Betto autor do texto recorre a outros textos explicitando algumas fonte como as seguintes:

Antonio Callado, em sua última entrevista, a esta Folha, disse que perdera "todas as batalhas” [...]







Deixemos ressoar no coração as palavras de Mario Quintana: "Se as coisas são inatingíveis... ora!/ Não é motivo para não querê-las.../ Que tristes os caminhos, se não fora/ A mágica presença das estrelas!".





É a presença desses fragmentos discursivos no texto de Frei Betto que realiza a intertextualidade, nesse texto além dessas duas fontes reveladas, existia mais uma fonte que não foi explicitada, e isso por que o autor já supôs que era do nosso conhecimento, que foi a poesia de Carlos Drummond de Andrade: E agora José? essa é uma das características da intertextualidade ela tanto pode se dar explicitamente como também implicitamente, na intertextualidade explícita cita-se a fonte do intertexto, enquanto na intertextualidade implícita não é expresso a fonte, cabendo a nós leitores recuperarmos em nossa memória social. Observemos os exemplos a seguir de intertextualidade explícita e implícita:

1. EXPLÍCITA


O assum-preto não é qualquer assum-preto.

é um assum-preto especial. O nordeste do Brasil está

cheio deles. Mas esse era diferente. Era cego.

Quer dizer: furaram os olhos do assum, para ele

assim cantar melhor. cantava mesmo.

E cantava mesmo. Não podia fugir, não podia voar,

só podia ficar cantando. Vai cantar para sempre, na letra

mais triste da música linda que o Luiz Gonzaga escreveu.



2. IMPLÍCITA















Muitas vezes no processo de escrita recorremos a outros textos, hoje quase todos os textos produzidos estabelecem um diálogo com outro texto encontrado em experiências anteriores, como afirma BAKHTIN (1992: 291) “cada enunciado é um elo da cadeia muito complexa de outros enunciados”. É importante frisar que a identificação da intertextualidade presente em determinados textos, vai depender também do repertório de leitura que o leitor venha a ter, para ocorrer uma produção de sentido necessário se faz o conhecimento de outros textos, vale lembrar também que a presença de fragmentos discursivos em outros textos vai provocar conseqüentemente a construção de novos sentidos, e que a intertextualidade vai ajudar na identificação dos diferentes gêneros textuais. Vejamos mais alguns exemplos de intertextualidade que se dar tanto atarvés do processo de escrita como também através do plano visual:


Exemmplo 1.

























SLOGAN: “ Seja você. Seja Marisa”

Nesse texto a Marisa rede de lojas que vende roupas,dar destaque ao dia dos namorados e realiza

uma intertextualidade dialogando com a história de Adão e Eva.


Exemplo 2.




















SLOGAN: "Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima"

O propósito comunicativo desse anúncio da Bombril é igualar seu produto a uma obra de arte famosa, e dialoga com o texto da Mona Lisa de Da Vinci.


E num sentido mais amplo a intertextualidade se faz presente em todo e qualquer texto, como componente decisivo de suas condições de produção. Isto é, ela é condição mesma da existência de textos, já que há sempre um já-dito, prévio a todo dizer. Segundo J. Kristeva, criadora do termo, todo texto é um mosaico de citações, de outros dizeres que o antecedem e lhe deram origem. E Como vemos também a intertextualidade é um elemento constituinte e constitutivo do processo de escrita/leitura e compreende as diversas maneiras pelas quais a produção/recepção de um dado texto depende de conhecimentos de outros textos por parte dos interlocutores, ou seja, dos diversos tipos de relações que um texto mantém com outros textos.


Referências:

KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2 a ed. 2 reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

INTERTEXTUALIDADE, Disponível em: <http://www.google.com.br/images?client=qsb-win&rlz=1R3GGLL_pt-BRBR376BR380&hl=pt-BR&q=intertextualidade&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi >, Acesso em:19 Jul. 2010.



4 comentários:

  1. Muito bom o trabalho apresentado pro vocês sobre a intertextualidade,foi muito bem argumentado e discutido.

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  2. A postagem está bem fundamentada e quero parabenizá-las pela preocupação de colocarem imagens e exemplos que ajudam a compreender o sentido do informe.

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  3. Muito boa a apresentação. Excelente apresentação. A postagem também ficou muito boa. Só recomendo aquela atenção básica quanta à pontuação e à divergência nas fontes (letras).Parabéns!!!

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  4. Parabéns pela execução das atividades solicitadas. Por terem acatado a ideia e terem feito um bom trabalho. Sucessos na vida acadêmica!!!

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