De acordo com o texto Linguística Textual de Anna Chistina Bentes, o termo "Linguística do Texto" foi empregado pela primeira vez por Harald Weinrich, autor alemão que postulava toda a Linguística ser necessariamente Linguística de Texto. A Linguística do Texto vai procurar a reintroduzir o sujeito e a situação de comunicação."Segundo Marcuschi(1998a), 'seu surgimento deu-se de forma independente [...] e com propostas diversas [...]". (p.246)
A Linguística Textual simplismente não surgiu no ponto em que ela se encontra, ela passou por um grande avanço e teve três momentos importantes :- Análise Transfrástica: para fenômeno que não conseguiam ser explicados pelas teorias sintáticas e/ou pelas teorias semânticas que ficassem limitados ao nível da frase. Parte-se da frase para o texto. Exatamente por estarem preocupados com as relações que se estabelecem entre as frases e os períodos, de forma que construa uma unidade de sentido.
- Gramáticas Textuais: representavam um projeto de reconstrução do texto como um sistema uniforme, estável e abstrato. Postulava-se o texto como unidade teórica formalmente construída, em oposição ao discurso, unidade funcional, comunicativa e intersubjetivamente construída. Propostas de elaboração de gramáticas textuais diferentes autores, tais como Lang(1971, 1972), Dressler (1972, 1977), Dijk (1972, 1973), e petöfi (1972, 1973, 1976), surgiram com finalidade de refletir sobre fenômenos linguísticos inexplicáveis por meio de uma gramática do enunciado.
- Teoria do Texto: preocupadas em descrever a competência textual de falantes/ouvintes idealizados, propõe-se a investigar a constituição, o funcionamento, a produção e a compreensão de textos em uso. Tratamento dos textos no seu contexto pragmático.
Segundo os autores já citados anteriormente nas gramáticas textuais:
- não há uma continuidade entre frase e texto
- o texto é a unidade linguística mais elevada
- todo falante nativo possui um conhecimento acerca do que seja um texto
a) capacidade formativa: é a capacidade que nós temos de produzir textos.
b)capacidade transformativa: vivemos cercados por ela, é a capacidade de reproduzir os textos, parafraseando.
c)capacidade qualitativa: a capacidade que temos de identificar determinados tipos de textos, gêneros textuais.
Conceito de Texto
- Textos: sequências linguísticas coerentes em si.
- Não-textos: sequências linguísticas incoerentes em si.
- uma unidade que, apesar de teoricamente poder ser de tamanho indeterminado, é, em geral delimitada, com um início e um final mais ou menos explícito.
- como um produto acabado, como uma unidade formal a ser necessariamente circunscrita, há definições que priorizam o fato de o texto apresentar um determinado conjunto de conteúdos.
muito bom esse resumo da aula de linguistica textual, bastante informativa.
ResponderExcluirPenso que o resumo ficou devendo no conteúdo. Não só o dito aqui deu conta do texto fonte. Poderiam ter discorrido mais. Recomendo mais atenção aos aspectos da textualidade e da correção gramatical
ResponderExcluirO comentário de Dayana e Kaliane poderia ser bem mais preciso. Ficou muito superifical. Ademais, precisa observar a correção do texto de vocÊs: qual o referente de bastante informativa? Não seria "resumo"? Não deveria, então, ser "informativo"? Prestem atenção nisso!!!
ResponderExcluirBet365 Casino Bonus Code & Review - jtmhub.com
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